Aula de Teclado

International Piano Festival

Veja que temos teclas pretas e brancas. A primeira coisa aqui é identificar a primeira nota, a nota “C” o Dó. Pois a partir deles poderemos identificar as demais notas.

Um modo fácil de identificar essa primeira nota é o seguinte: veja que temos sempre 3 teclas pretas agrupadas e em seguida duas teclas pretas agrupadas e isso se repete ao longo do teclado.

Onde há o agrupamento das duas teclas pretas, logo atrás da primeira tecla preta desse grupo temos uma tecla branca, é ali onde teremos o nosso C. Note que esse “Dó” se repetirá sempre a cada 7 notas, então:

  • Na primeira tecla branca que está antes da primeira tecla preta (do agrupamento de duas teclas pretas) teremos o C (Dó), em seguida, na próxima tecla branda teremos a nota D (Ré), depois E (MI), depois F (Fá), G (Sol), A (Lá), B (Si) e depois teremos  a nota C (Dó) novamente e tudo se repete até o final do teclado. Por isso dizemos que um teclado tem 4 oitava, 5 oitavas, etc.

Lembrando que para termos essa sequência nós sempre partiremos da esquerda para a direita. Ou seja, dos sons mais graves para os mais agudos (mais fininhos).

Exercício 1: um dos exercícios para teclado iniciante que deixamos aqui é que você treine isso ao longo do teclado, sempre cantando as notas enquanto toca cada tecla (pois isso te ajudará a já estar treinando solfejo, que é algo essencial para treinar seu ouvido musical).

Importante: a posição dos dedos é algo crucial. O dedo polegar da mão direita vai na primeira teclado, na nota C; o dedo indicador vai na próxima tecla, a nota D; já o dedo anular vai na terceira tecla a nota E e assim sucessivamente.

É importante que os dedos fiquem numa posição onde estejam levemente curvados, eles não podem ficar esticados.

 

Segundo passo: e quanto às teclas pretas?

Nós falamos aqui das teclas brancas e das notas em cada uma delas. Depois de já haver treinado direitinho, vamos agora ver as teclas pretas.

O que você precisa ter em mente é o seguinte: as teclas pretas não são notas naturais, mas notas alteradas. Ou seja, se na primeira tecla branca você tem um Dó, na tecla preta que vem após ela (a direita) teremos a nota Dó#  ou C#. Esse símbolo depois do nome da nota significa “sustenido”, quer dizer que a nota Dó agora está meio tom acima.

Nas teclas pretas é onde teremos os sustenidos e também os bemóis (notas meio tom abaixo). 

Por exemplo: se temos a nota Dó, sabemos que antes dela teremos a nota B, logo, a tecla preta que está antes dela é um bemol (meio tom abaixo), ficando então Bb (si bemol).

 

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Terceiro passo: adquirindo agilidade ao treinar com escalas

Depois que você já houver treinado a localização de notas no teclado e dominado mais essa parte, você pode começar a treinar escalas no instrumento. Isso te ajudará a desenvolver a agilidade ao tocar.

Comece treinando com a mão direita com escalas maiores, depois passe para a mão esquerda. Por fim, tente fazer o exercício com as duas mãos ao mesmo tempo.

Importante sempre usar um metrônomo durante os seus treinos. Nós falamos mais sobre o metrônomo nesse artigo aqui: como usar um metrônomo

 

Quarto passo: aula de teclado acordes

Os acordes no teclado tratam-se de um conjunto de notas tocadas ao mesmo tempo, mas seguindo uma regra, um padrão. Em outras palavras, não são quaisquer notas.

Os acordes, tanto para teclado, piano quanto para outros instrumentos musicais, são representados por letras do alfabeto. Como já mostramos alguns exemplos aqui. Veja a seguir:

C = Dó

D = Ré

E = Mi

F = Fá

G = Sol

A = Lá

B = Si

Essas letras são chamadas de cifras. Quando temos apenas as letras, então os acordes são maiores. Logo: Dó maior (C), Ré maior (D), etc.

Existem também os acordes menores. Esses são representados por um “m” logo após a letra, assim:

Cm = Dó menor

Dm = Ré menor

Em = Mi menor

Fm = Fá menor

Gm = Sol menor

Am = Lá menor

Bm = Si menor

Por fim, temos os acordes com sustenido e bemol, esses são representados por um “#” ou “b# logo após o nome da nota. Exemplo: D# (Ré sustenido), Eb (Mi bemol).

Temos vários outros tipos de acordes, mas a princípio você deverá decorar apenas as cifras desses.

 

Quinto passo: montando acordes

Ok, agora que você já sabe os nomes dos acordes e que há acordes maiores e menores, etc, vamos montar alguns desses acordes.

Uma regrinha simples (certo que isso pode variar, mas a princípio vamos tomá-la como base): sempre que for montar um acorde, a primeira nota será a nota que leva o nome desse acorde.

Por exemplo: se quiser montar o acorde de D maior, primeiro começamos pela nota D (colocando o dedo polegar nessa tecla. Depois nós contamos 4 teclas e teremos a nota F# (localizada na terceira tecla preta), colocando o dedo indicador ali. O passo seguinte é contar seis notas à frente da nota D e teremos a nota A, onde você deverá colocar o anular.

Você pode usar essa mesma regrinha para montar os acordes maiores. veja um exemplo abaixo:

  • Para montar o acordes de C maior basta colocar o dedo polegar na primeira tecla branca (Dó), depois contar 4 teclas e teremos a nota E, onde colocaremos o dedo indicador. O próximo passo é contar seis teclas e teremos a nota G, onde colocaremos o dedo anular. Formamos o nosso acordes de C maior.