Tocar instrumento de cordas com mais agilidade
Quanto mais nós avançamos no aprendizado da guitarra e do violão, quanto mais nós descobrimos novas técnicas, quanto mais nós temos o desejo de ir mais longe ... mais rápido será aprender a tocar guitarra. Muitas vezes, o guitarrista tem a impressão de estar dominando perfeitamente o seu instrumento, as principais técnicas e que os acordes se encaixam muito bem, mas a frustração de não conseguir tocar suficientemente rápido quanto gostaria acaba com suas esperanças. (Como afinar a sua guitarra?) Mesmo que a velocidade seja apenas um dos numerosos aspectos para se tocar guitarra, ela faz parte da experiência de todo músico realizado e criativo.
Um guitarrista que se sente impedido ou bloqueado pela sua velocidade ao tocar possui grandes chances de se desmotivar e interromper seu curso de guitarra. Esta fase de desencorajamento é normal e todos os guitarristas passam por ela. Em efeito, assim como em todo processo de aprendizagem, a curva de evolução permanece a mesma e o ensino da guitarra segue esta curva, ou seja, nesta fase temos um crescimento acelerado (tudo é novo, aprendemos algo todos os dias). Após isto, temos um fase mais estável na qual temos a impressão de estarmos estagnados e de não aprendermos nada de novo. E, de repente, a curva volta a subir, pois você conseguiu superar alguns desses bloqueios. Nós não tocamos guitarra mais rápido somente para impressionar nossos amigos. Tocar mais rápido também significa ter mais agilidade, seus dedos estarão muito mais relaxados, mais flexíveis e você terá mais liberdade em relação ao seu punho. Mas, então, como tocar guitarra? Quais os truques para conseguir alcançar este objetivo? Todos os guitarristas podem conseguir isso? Com ou sem um professor de guitarra?
Domine tudo sobre a tensão para tocar guitarra mais rápido
Este é O ponto fundamental para todo guitarrista que quer alcançar a velocidade. Estes conselhos também são valiosos para aqueles que estão aprendendo a tocar guitarra. É um problema generalizado entre todos os guitarristas, qualquer que seja seu nível de conhecimento. A tensão errada impede que você toque com fluidez e precisão, ela desacelera os movimentos e contribui com os aspectos negativos do próprio tocar. A tensão também é responsável por diferentes problemas enfrentados pelos guitarristas, como câimbras, rigidez (pescoço, ombros, braços, mãos), dormência e possíveis lesões como a tendinite. O que é preocupante em relação à tensão é que geralmente percebemos isso muito tarde, ou seja, uma vez que o problema já se desenvolveu. Aprenda sem sair de casa: confira curso de violão online!
Um teste para saber se você fica tenso ao tocar guitarra
Para saber se você está tenso enquanto toca guitarra, faça este pequeno teste: pegue sua guitarra e se posicione corretamente para tocá-la. Toque, em seguida, somente a nota sol para cima e para baixo, seja com a ajuda de uma palheta ou com os seus dedos. Após isso, comece gentilmente a acelerar o tempo, vá tocando cada vez mais rápido e pare de forma brusca. Como você se sente, então? Quais sensações você sentiu ao tocar? Você percebe alguma dor no nível das mãos, dedos ou ombros? Para aumentar a sua velocidade com a guitarra, você deve ter consciência física e mental sobre a tensão que compromete e impede você de finalmente avançar.